VOCACOES

Tradicionalmente, celebramos o mês de agosto como mês vocacional. A cada domingo, dedicamos nossas orações e nossa atenção a uma das vocações: a vocação ao Ministério Sacerdotal, a vocação Laical, a Vocação à Vida Religiosa.

Somos chamados, neste mês a refletirmos sobre esta questão vital para a nossa Igreja: o chamado e a resposta.

Inicialmente, há um Deus que chama, que convoca e propõe algo de concreto: dar um sentido à própria existência, uma direção fundamental e única, idêntica para todas as vocações: a santidade como meta última. Deus nos convoca a sairmos do círculo egoísta de projetar a própria vida tendo como ponto de referência a si mesmo. Fomos criados, e a partir daí, chamados (vocacionados) a orientarmos nossa existência como uma flecha busca seu alvo. Nosso alvo é Deus. Ele e a comunhão plena com Ele é nosso único objetivo final capaz de realizar nossa vida nesta terra.

Quem atinge este alvo, quem se deixa atrair poderosamente por esta Meta, por este Alguém, que como poderoso imã nos puxa para si, será feliz, realizará sua vida, dando a ela um sentido plenificante. Quem errar esta meta, estará destinado à frustração, ao desencanto de não chegar onde deveria chegar.

Além disso, o chamado de Deus inclui a concretização no fazer da própria vida um dom, um serviço. Chega-se à Meta definitiva através de um caminho concreto: ou oferecendo a própria existência para ser para os demais a imagem e a presença do Cristo Bom Pastor, através da vocação sacerdotal; ou vivendo a vocação laical, no meio das realidades humanas, quer constituindo através do Sacramento do Matrimônio, uma família fundada no amor humano, elevado por Cristo à dignidade e condição de Sacramento de Salvação, quer vivendo esta vocação laical sem assumir o Sacramento do Matrimônio, dedicando-se a alguma forma de serviço dos demais; ou então assumindo de forma absoluta, a vocação à vida religiosa, sendo sinal da presença de Cristo no meio da Igreja e do mundo, e vivendo a radicalidade dos Conselhos do Evangelho: a obediência , a castidade e a pobreza.

Tantos caminhos, tantas possibilidades... Deus, na riqueza de seu amor por nós, nos chama à felicidade plena e nos oferece os meios para que possamos atingi-la.

Aproveitemos bem este mês vocacional.

Rezemos e reflitamos bastante sobre o que Deus quer de nós e qual tem sido a qualidade de nossas resposta.

E de uma maneira especial, peçamos ao Senhor da messe e Pastor do rebanho que continue a inspirar muitos jovens a serem sensíveis ao Chamado e generosos na Resposta.

Vale a pena oferecer a própria vida por Cristo, a serviço de Seu Reino de Amor e de Paz.

FONTE :CNBB

 

 

Em latim, vocação significa “chamar”. Sendo assim, Deus chama a mim, a você, nosso grupo, convidando-nos ao serviço, à doação, à entrega. Deus nos chama e nos dá também os carismas e as qualidades de que precisamos para assumir esse chamado.

A palavra missão também vem do latim e significa “enviar”. É Jesus quem nos envia: “Vão e façam meus discípulos todos os povos, ensinando a fazer tudo o que vos ensinei” (cf. Mt 28,19-20). Não existe chamado sem missão, como também não existe missão se não houver quem possa realizá-la. O chamado de Deus é o serviço aos irmãos. Esse serviço é a missão.

A vida foi o primeiro chamado. A vida é presente, dom precioso do amor de Deus. Deus deseja que a pessoa desenvolva plenamente todas as suas potencialidades. Deste grande chamado, derivam as vocações específicas, ou seja, a maneira própria de como cada pessoa realiza a sua vocação fundamental, seja ela como leigo, sacerdote ou religioso.

As vocações à vida sacerdotal, laical e religiosa são temas de reflexão e oração em cada domingo do mês de agosto:

Primeiro domingo: é o dia das vocações sacerdotais. Comemora-se o dia das vocações aos ministérios ordenados. Essa comemoração se deve ao fato de que, no dia 4 de agosto, celebramos o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono dos padres. Trata-se de um ministério em função dos outros serviços da comunidade. Lembra que Jesus confiou a São Pedro o cuidado e o pastoreio do rebanho. A origem do ministério ordenado está no seguimento de Jesus e seu chamado aos apóstolos, a quem confiou a missão de evangelizar. Ao padre compete o sinal de unidade de todo o povo de Deus, contribuindo para a edificação e o crescimento da comunidade, de forma que ela seja cada vez mais evangelizadora e missionária.

 

Segundo domingo: comemoramos o Dia dos Pais. No Brasil esse dia é comemorado, porque antigamente, no dia 16 de agosto, celebrava-se o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora. Devido a esse fato, nesta data é comemorada a vocação matrimonial e laical. Tem sua origem nos sacramentos do batismo e da crisma. O cristão leigo tem o papel de libertar e conscientizar o povo dos falsos ídolos e de todas as prisões que oprimem e destroem a pessoa humana. Vivendo no mundo como solteiro, casado ou consagrado, os leigos são fermento na massa, sal e luz do mundo – chamados a ser pai, a ser mãe, a gerar vida, a constituir família.

 

Terceiro domingo: recorda-se a vocação à vida consagrada: religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica. Essa recordação é feita porque, no dia 15 de agosto, celebramos o dia da Assunção de Maria aos céus.

A vocação religiosa é assumida por homens e mulheres que foram chamados a testemunhar, com a própria vida, o amor de Deus pela humanidade; vivem em comunidade, consagram suas vidas a Deus e colocam-se a serviço da Igreja e dos irmãos. A característica importante da vida consagrada é o Carisma, isto é, dom, graça do Espírito Santo, tornando cada pessoa apta para uma determinada missão.

Quarto domingo: É nesta data que se comemora o Dia do Catequista. É a v ocação do cristão leigo na Igreja, tanto pela sua presença como também pelo seu testemunho nos vários ambientes de vida e de trabalho. É a vocação á vida cristã e, consequentemente, à santidade. A missão do catequista é estar disponível para levar a Boa Nova do Reino no meio em que vive.

 

FONTE : SANTATERESINHA.COM.BR

 

INFORMATIVO DA CATEQUESE

Baixe aqui o informativo 01/2016INFORMATIVO DA CATEQUESE MAIO 2016.pdf (252923)

 

CRONOGRAMA DAS MISSAS DA CATEQUESE 2016
11 / JUNHO – Entrega do Anjo - Catequese infantil
09 / JULHO – Entrega da Cruz – 5.ª etapa
13 / AGOSTO – Entrega do Pai Nosso – 2ª etapa e dia dos Pais
27 / AGOSTO – Dia dos Catequistas
10 / SETEMBRO – Entrega da Bíblia – 1ª etapa
08 / OUTUBRO – Entrega do Creio – 3.ª etapa
12 / NOVEMBRO – Entrega das Bem Aventuranças – 4.ª etapa
10 / DEZEMBRO – Missa de encerramento da catequese

Catequese Nossa Senhora de Fátima - Paróquia Nossa Senhora da Piedade

Rua Victor de Almeida Barbosa - s/n - Vila Elizabeth - Campo Largo - PR Coordenador
(041) 9554-3881
sitecatequese@yahoo.com.br