Agosto: mÊs das vocações

Em latim, vocação significa “chamar”. Sendo assim, Deus chama a mim, a você, nosso grupo, convidando-nos ao serviço, à doação, à entrega. Deus nos chama e nos dá também os carismas e as qualidades de que precisamos para assumir esse chamado.

A palavra missão também vem do latim e significa “enviar”. É Jesus quem nos envia: “Vão e façam meus discípulos todos os povos, ensinando a fazer tudo o que vos ensinei” (cf. Mt 28,19-20). Não existe chamado sem missão, como também não existe missão se não houver quem possa realizá-la. O chamado de Deus é o serviço aos irmãos. Esse serviço é a missão.

A vida foi o primeiro chamado. A vida é presente, dom precioso do amor de Deus. Deus deseja que a pessoa desenvolva plenamente todas as suas potencialidades. Deste grande chamado, derivam as vocações específicas, ou seja, a maneira própria de como cada pessoa realiza a sua vocação fundamental, seja ela como leigo, sacerdote ou religioso.

As vocações à vida sacerdotal, laical e religiosa são temas de reflexão e oração em cada domingo do mês de agosto:

Primeiro domingo(01 e 02/08): é o dia das vocações sacerdotais. Comemora-se o dia das vocações aos ministérios ordenados. Essa comemoração se deve ao fato de que, no dia 4 de agosto, celebramos o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono dos padres. Trata-se de um ministério em função dos outros serviços da comunidade. Lembra que Jesus confiou a São Pedro o cuidado e o pastoreio do rebanho. A origem do ministério ordenado está no seguimento de Jesus e seu chamado aos apóstolos, a quem confiou a missão de evangelizar. Ao padre compete o sinal de unidade de todo o povo de Deus, contribuindo para a edificação e o crescimento da comunidade, de forma que ela seja cada vez mais evangelizadora e missionária.

 

Segundo domingo (08 e 09/08): comemoramos o Dia dos Pais. No Brasil esse dia é comemorado, porque antigamente, no dia 16 de agosto, celebrava-se o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora. Devido a esse fato, nesta data é comemorada a vocação matrimonial e laical. Tem sua origem nos sacramentos do batismo e da crisma. O cristão leigo tem o papel de libertar e conscientizar o povo dos falsos ídolos e de todas as prisões que oprimem e destroem a pessoa humana. Vivendo no mundo como solteiro, casado ou consagrado, os leigos são fermento na massa, sal e luz do mundo – chamados a ser pai, a ser mãe, a gerar vida, a constituir família.

 

Terceiro domingo: recorda-se a vocação à vida consagrada(15 e 16/08): religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica. Essa recordação é feita porque, no dia 15 de agosto, celebramos o dia da Assunção de Maria aos céus.

A vocação religiosa é assumida por homens e mulheres que foram chamados a testemunhar, com a própria vida, o amor de Deus pela humanidade; vivem em comunidade, consagram suas vidas a Deus e colocam-se a serviço da Igreja e dos irmãos. A característica importante da vida consagrada é o Carisma, isto é, dom, graça do Espírito Santo, tornando cada pessoa apta para uma determinada missão.

Quarto domingo:vocação do cristão leigo na Igreja (22/08), tanto pela sua presença como também pelo seu testemunho nos vários ambientes de vida e de trabalho. É a vocação á vida cristã e, consequentemente, à santidade.

Quinto domingo: Celebramos o dia do catequista (29 e 30 de agosto de 2015). A missão do catequista é estar disponível para levar a Boa Nova do Reino no meio em que vive.

 

INFORMATIVO DA CATEQUESE

Baixe aqui o informativo 01/2016INFORMATIVO DA CATEQUESE MAIO 2016.pdf (252923)

 

CRONOGRAMA DAS MISSAS DA CATEQUESE 2016
11 / JUNHO – Entrega do Anjo - Catequese infantil
09 / JULHO – Entrega da Cruz – 5.ª etapa
13 / AGOSTO – Entrega do Pai Nosso – 2ª etapa e dia dos Pais
27 / AGOSTO – Dia dos Catequistas
10 / SETEMBRO – Entrega da Bíblia – 1ª etapa
08 / OUTUBRO – Entrega do Creio – 3.ª etapa
12 / NOVEMBRO – Entrega das Bem Aventuranças – 4.ª etapa
10 / DEZEMBRO – Missa de encerramento da catequese

Catequese Nossa Senhora de Fátima - Paróquia Nossa Senhora da Piedade

Rua Victor de Almeida Barbosa - s/n - Vila Elizabeth - Campo Largo - PR Coordenador
(041) 9554-3881
sitecatequese@yahoo.com.br